AGENCIA REDE CULTURA EVENTOS 

Sabores de Tel Aviv conquistam o Leblon: imersão no Sabich

E amanhã (1º de abril) tem encontro de chefs de cozinha na Rocinha, para mais trocas de experiências sobre a culinária israelense e o modo de vida em kibutz

Ontem (30), o Leblon viveu uma tarde especial com os sabores de Tel Aviv. O quiosque Geneal (Posto 12) serviu o delicioso Sabich, preparado pelo chef israelense Avishay Argentaro, com a presença do embaixador de Israel e sua esposa, Daniel e Liora Zonshine. O evento foi organizado pela Embaixada de Israel e pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ).
A preparação desse sanduíche foi feita, antecipadamente, na cozinha da Sinagoga Edmond J. Safra, em Ipanema, sob supervisão da embaixatriz Liora Zonshine. Ela acompanhou tudo e ainda ajudou na distribuição do Sabich para as pessoas na praia.O Sabich é um sanduíche consagrado nas ruas de Tel Aviv, capital de Israel. A receita vegetariana, que tem a berinjela como ingrediente principal, é acompanhada de molho tahine, salada de pepino e tomate, batata e, opcionalmente, ovo, tudo servido no pão pita.

Embaixador Daniel Zonshine, direção da FIERJ, o chef Avishay Argentaro e convidados (o primeiro à direita de quem vê é o músico Tuval Haim; e a segunda à direita de Avishay é Karina Engel-Bart)

Convidados

Avishay Argentaro, que sobreviveu ao ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro de 2023, e outros convidados, como o músico Tuval Haim, que perdeu o irmão em decorrência desse conflito, o também músico Yotam Haim, baterista da banda israelense de metalcore Persephore; Karina Engel-Bart, que foi sequestrada com suas duas filhas – depois libertadas – e que perdeu o marido, foram os convidados que puderam falar do que acontece no Oriente Médio, da dor e da importância da superação que cada um enfrenta.

“Foi um momento único para nossa comunidade e amigos, mostrando como a culinária une as pessoas e a importância da esperança”, disse Bruno Feigelson, presidente da FIERJ.

“As pessoas conheceram a culinária de Israel e ouviram histórias de quem busca paz e reconstrução”, completou Suzana Bennesby, vice-presidente da FIERJ.

Homenagem: O quiosque foi decorado com balões laranja e máscaras do Batman, em homenagem à família Bibas, vítima da violência perpetrada pelo Hamas — sua história comoveu o Brasil e o mundo, com diversas manifestações de solidariedade ao marido e pai das crianças, Yarden Bibas, único sobrevivente. Morreram: sua mulher Shiri e seus filhos, o bebê Kfir (nove meses) e Ariel (de quatro anos).

Além da Embaixada de Israel e da FIERJ, escolas e outras instituições da comunidade judaica e do Rio de Janeiro prestigiaram, e contribuíram, para o evento na praia: Wizo, KKL, Lar da Criança, Agência Judaica, StandWithUs Brasil, representantes da Igreja Messiânica e Beit Halochem.Próxima agenda do chef israelense no RJ: comunidade da Rocinha

Avishay Argentaro visitará a comunidade da Rocinha amanhã (1º de abril), onde se reunirá com chefs de cozinha do Brasil e do Paraguai. Ao lado de chefs renomados como João Vieira, Elaine Feliciano e Patrícia Adorno, Argentaro compartilhará sua experiência e visão de um futuro pacífico no Oriente Médio, celebrando a riqueza gastronômica de suas tradições.

Avishay Argentaro compartilha sua história, durante evento na praia do Leblon

Agenda:


Dia 1º de Abril

Local: Biblioteca Parque da Rocinha
9h30: Coffee break
10h: Palestra com chefs convidados
Alunos de gastronomia participarão do evento, que ocorrerá no núcleo social da Biblioteca.Chefs Convidados:
Patrícia Adorno (Chefe de cozinha de nacionalidade paraguaia)
https://www.instagram.com/pomelorossa?igsh=djQwdmdycW5oY2p6

E mais haverá mais chefes de cozinha na casa

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa da FIERJ
Montserrat Bevilaqua
(011) 940715981

Related posts